4 de junho de 2009

Curry Thai


Sempre ouvi falar de comida tailandesa, mas só ultimamente ela se tornou uma realidade mais palpável do que a boca salivando diante de um livro de receitas. O traço mais marcante é, claro, a pimenta. Vermelha, verde, seca, fresca, misturada nos molhos ou solita mesmo.

Muita coisa é dita sobre a pimenta – faz mal, faz bem, faz suar, ter dor de cabeça. Uma vez que eu amo o gostinho, prefiro acreditar que ela é afrodisíaca e faz muito bem pra saúde. Mais ou menos na mesma linha da minha atitude diante do café, outra paixão antiga.

Como gosto de compartilhar as novidades com quem está por perto, resolvi apresentar uma receita de curry tailandês – que experimentei na casa do de um amigo com vasta experiência culinária adquirida numa cozinha tailandesa nos States – à minha família, por ocasião do aniversário da minha mãe.

Mas já adianto: só quem gostou foi a parte heterodoxa do clã (essa parte foi para dar um toque Caras ao blog). Os conservadores torceram o nariz quando experimentaram a iguaria. Eu, como sou a embaixadora dos heterodoxos e oprimidos, adorei. A receita, além de desafiar os sentidos - uma vez que nossa comidinha brasileira, apesar de maravilhosa, é bem diferente -, é prática e rápida. Não exige nenhuma experiência extraordinária do cozinheiro.

- abobrinhas
- cenouras
- brócolis
- cogumelos shitake e shimeiji
- tofu
- carne que você preferir (em geral, curry verde fica bom com carne vermelha; o vermelho fica bom com frango e frutos do mar, principalmente camarão e vieiras).
- caldo de legumes (pode ser feito em casa ou usar o de tablete)
- pasta de curry (o de preferência)
- leite de coco
-manjericão


Comece com o curry na panela, refogando em óleo quente. Espere que ele solte o aroma e aí vá acrescentando os ingredientes: parte do caldo, leite de coco, e os legumes e carnes na ordem do cozimento (os que demoram mais, a gente põe antes). Se quiser botar carne, camarão ou tofu, é bom refogar rapidamente numa panela a parte e depois acrescentar no cozidão.

Sirva com arroz de jasmim (aquele tailandês compridinho) e com um punhado de manjericão por cima do curry.

A pasta de curry é vendida em bons mercados e mercearias e em lojas de produtos orientais.

Dá pra beber um viozinho tranquilamente e colocar a fofoca em dia enquanto a panela está no fogo.

Beijos e Hasta!

Ah, por algum motivo, achei que essa receita combina perfeitamente com a faixa “Little Bit” do CD Half the Perfect World, da Madeleine Peyroux. Recomendo fortemente essa combinação.