29 de janeiro de 2010

Espaguete ocidental

Escrever espaguete em português é bizarro. Fora isso, fazer um bom spaghetti é sempre divertido. Esse do vídeo, além de ser ocidental, é muito interessante.

Clique aqui para ver o próprio.

14 de janeiro de 2010

A minha receita de lasanha

Lasanha tem gosto de casa, de família, de tardes preguiçosas depois de almoços com os amigos do colégio, seguidos pela boa e velha soneca ao som baixinho do Vídeo Show. Bons tempos.

E quando a nossa família se cansa da gente e temos que construir nossas próprias tradições, é hora de revitalizar velhas receitas e eleger novos rituais. Eu estou começando agora, e tenho gostado da experiência. Acho que jantar ou almoçar em casa com os amigos - já não os da escola, mas do trabalho, da faculdade - pode se tornar a minha nova mania-gosto-de-casa.

Para tanto, num surto de mãe de família sem família, resolvi inventar minha própria receita de lasanha, além de ter confeccionado quilos de arroz, feijão, lagarto e etecetera (tudo num mesmo dia) para estocar no freezer e me enfurnar em casa na hora do almoço e, com sorte, não ter que ir a um daqueles restaurantes de sempre.

Lá vai minha própria receita:

Molho de carne
500 g de carne moída
Cebola
pimenta-do-reino, alho, sal
uma lata de tomate sem pele em lata
um pouco de folhinhas de espinafre (Popeye iria curtir essa)

Refogar a carne daquele jeito que sua mãe deveria ter te ensinado, colocar depois o tomate e por último o espinafre, cozinha sum pouco mais, temperar bem e reservar.

Molho Bechamel
Pegue a primeira receita que vir pela internet e faça.

Montagem do prato
Molhe o fundo da assadeira com um pouco de molho, colocar uma camada de massa, uma de molho de carne e outra de bechamel. Se gostar, capriche nas fatias de queijo mussarela também e vá alternando as camadas. NO final, COloque o resto do molho de carne e finalize com um bom punhado de queijo parmesão ralado.

Congele para comer depois ou leve direto pro forno. Só vai ficar faltando a paciência pra assistir ao Vídeo Show, mas com isso eu não posso ajudar.

P.S. Não botei foto porque a cafonice da foto do post anterior pedia certa parcimônia pra compensar.

6 de janeiro de 2010

Que nunca faltem rosas


A mulher que diz que não liga pra receber rosas ou está mentindo descaradamente ou nunca teve a alegria de receber um buquê na vida. Eu adoro. Rosas, jasmins, orquídeas, griassóis e o que mais for bonito e cheiroso e chegar sem aviso a minha casa.

Mas rosas, de tão bacanas, também ficam ótemas na comida.Essa semana, experimentei um sabor de sorvete fantástico (quase um buquê)- rosas, pistache e framboesa - da Mil Frutas, uma sorveteria que, infelizmente, só tem lojas no Rio e em São Paulo. Nessa sorveteria também eram vendidos outros sabores igualmente exóticos e muito gostosos, como o fantástico água de coco com figo (ohhh!), crème brüllé, a amada-querida-tapioca, caju, etc e tal. Adorei, tanto o sorvete como as queridas companhias.

Sempre faço um suco de uva com essência de rosas que é ótimo. Superfácil, impressiona os amigos e deixa um gostinho de Oriente na boca. Olha aí:

- um litro de suco de uva de caixinha, daquele já pronto
- umas duas colheres de sopa de essência de rosas, que a gente compra em émpórios árabes
- açúcar, mas só um poquinho

Bata tudo no liuidificador e sirva com uma folhinha de hortelã. A essência de rosas deixa um gosto bem sutil e a espuminha que fica depois de bater, na verdade, é a minha parte preferida da receita.

Que em 2010, meus leitores recebam muitas flores. Rosas. Vermelhas.