Ervinhas e temperos são o segredo do sabor. Sim, porque as comidas deixam de ser triviais e passam a ser especiais quando há aquele toque de incomum que nem sempre sabemos identificar de onde vem. O post de hoje tem um desses trunfos: tomilho. Eu sei que ninguém dá muita bola pra ele nas receitas. Não e muito fácil de encontrar no mercado, nem sempre sabemos identificar quem é na prateleira, essas coisas. Mas o fato é que, apesar das dificuldades (feira do bairro, mercado, chuva torrencial etc) o risoto do domingão se beneficiou do tomilho. E como.
Ingredientes:
400g de arroz arbóreo
Uma cebola grande
1l de caldo de legumes fervendo
Manteiga sem sal
Tomilho fresco (se não achar, usa o seco mesmo)
Duas cabeças de alho assadas inteiras no forno, por aproximadamente meia hora - depois desse tempo tire do forno e descasque os dentinhos
250g de amêndoas e 1,5 pão francês em migalhas - os dois ingredientes torrados juntos no azeite
Um pote de cream cheese
O básico do risoto é sempre o mesmo, portanto não irei me deter muito nesse ponto. Se não sabe nem o básico, dá uma olhada nesse post:
http://semcentidos.blogspot.com/2006_05_07_archive.html
Siga tudo isso e pare antes de chegar no limão.
Quando estiver quase pronto, acrescente os alhos inteiros, o tomilho. Continue mexendo e acrescentando o caldo fervente. Para finalizar, ponha a manteiga – eu usei dois supernacos sem sal – acerte a pimenta do reino, o parmesão ralado na hora e desligue o forno.
Na hora de servir, o toque final está na misturinha do pão torrado com amêndoas e no mascarpone. Como sempre, não encontrei esse último no mercado do bairro, então fui de Philadelphia Cream Cheese. Ponha o risoto, uma colherada generosa de cream cheese e, por cima, a farofinha de amêndoas com pão. Nice.
Foto da Fe Velloso.