16 de janeiro de 2007

Bolo da saudade – ou o brownie da Laís

Ninguém duvida que amigos são presentes de Deus. Eu, por exemplo, adoro os meus. O único problema é que, ultimamente, eu não tenho tido tempo para papear, sair, almoçar, essas coisas. Aí sempre que encontro com alguém ouço aquela clássica frase “Ta sumida!”. Isso não é bom, de jeito nenhum. Mas é necessário.

É por isso que a receita da vez é um bolo que eu adoro fazer para os meus amigos e que, em contrapartida, eles adoram comer. Eu o chamo de brownie, mas na verdade ele não é exatamente isso. De qualquer forma, com o perdão da modéstia, é uma delícia. A receita eu fui aperfeiçoando ao longo dos anos. Tirei algumas coisas e acrescentei outras, até que ele ficasse simples e MUITO fácil de fazer.

Para vocês terem uma idéia, eu fazia essa receita quando sobrevivia sem televisão, sem geladeira e pegava o forno emprestado do vizinho. E mesmo assim todo mundo amava! Pense num bolo bom!

Junte:
1 xíc. de manteiga sem sal ou margarina
2 xíc. de açúcar mascavo (não substitua esse ingrediente)
Bata na mão mesmo (ou na batedeira) até ficar esbranquiçado.

Agora esqueça a batedeira. O resto é só no muque!

3 ovos
2 xíc. de f. de trigo peneirada

Bata mais. Junte:

1 c. de sopa de fermento em pó.
Ah, vcs podem colocar tb uma colherzinha de essência de baunilha

Para finalizar (a melhor parte!)
Coloque...
1 xíc. de chocolate meio amargo picado
1 xíc de chocolate branco picado
1 xíc de nozes (ou avelã, macadâmia, castanha) picadas
... dentro da massa.

Leve para assar em forno médio. È muito rápido e não pode deixar passar do ponto de jeito nenhum, se não ele fica duro. Depois não fala que eu não avisei. Detalhe: o bolo fica meio solado, mas em compensação o chocolate ainda fica em pedaços dentro da massa.

É bom quente, com sorvete. É bom no dia seguinte, sem nada mesmo. Já comi uma receita dessa sozinha! E depois passei o resto do dia correndo no parque. (heheh, quem é mulher me entende).

Também estou feliz por ter postado essa receita, assim não terei que passá-la por e-mail para o povo. Vocês não imaginam: são dezenas de pedidos por semana! (Geeela!).

Beijos para todos.

5 comentários:

Felipe disse...

Agora já estou copiando e imprimindo as receitas mesmo. Tenho o aparato e a necessidade. Vamos ver se dá certo.

Beijos!!!

Anônimo disse...

Faz é bem muito tempo que culinária num cai no TPS... hahaha

Anônimo disse...

putz...

Fe Velloso disse...

EBA!!!
YOU ARE BACK!

Sabe que eu recentemente imprimi uma receita com cara de deliciosa pensando: vou dar para a Lalá testar e postar no blog.

Adivinha?
BROWNIE !!!!

E agora eu venho aqui e...

Pára de ler minha mente, hã, vc vai se arrepender um dia hahahaha gela!

Saudades



vc não está sumida, as pessoas é que não sabem te achar ;P

Felipe disse...

Te vi na capa de uma revista. O mais engraçado é a chamada que tinha do lado ("Eu era um butijão e fiquei assim"), pra outra ma´teria. Muito engraçado!!!

Beijos, querida!!!