19 de março de 2007

O melhor bolo de chocolate de todos os tempos da última semana


É isso aí. Bolo de chocolate vale para todas as situações. Quando estamos tristes, contentes, carentes, sozinhos, em família, enfim. É por isso que é uma receita clássica. Mas essa que passarei para vocês agora, acreditem, é a melhor que já provei dentre as inúmeras variações de receitas de bolo de chocolate.

Peguei a preciosidade numa tarde de ociosidade no programa da Nigella, do canal GNT. A moça é uma bela cozinheira, as receitas são supercharmosas e o cenário é a casa dela mesmo, tudo muito simples e muito legal. Ela chamou esse bolo de Chocolate Pudding porque, realmente, ele fica com uma textura que está entá entre a do petit gateau e a do brownie. Enfim, pessoal, coisa de louco!

O melhor é que a receita ainda pode ser provada por aqueles seres muito especiais, como a minha mãe, que não podem comer farinha de trigo e nenhum alimento que contenha gluten, uma proteina responsável por dar liga aos alimentos. A receita só leva ovo, chocolate meio-amargo e manteiga. Isso mesmo!

Ingredientes:

- 250g de chocolate meio-amargo derretido no microondas
- 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Misture esses dois ingredientes (até a manteiga dissolver completamente) e deixe esfriar

Numa outra tigela, junte:
- 4 gemas
- 2 ovos inteiros
- 5 colheres de sopa de açúcar

Bata bem.

Acrescente umas duas colheres de Cointreau ou outro licor. Eu usei o FraAngelico, que é de amêndoas (uma delícia!). Vc também pode substituir por essência de baunilha. Agora complete o sabor com raspas da casca de um limão ou de uma laranja (eu usei limão e ficou maravilhoso. a Nigella usou laranja...)

Numa outra tigela:
- 4 claras
- 5 colheres de sopa de açúcarBata até ficar em neve. (para quem não sabe, é quando elas crescem, ficam branquinhas, como se fosse uma espuma durinha). Para isso eu usei a batedeira!

Depois, incorpore o chocolate com as gemas, bem devagar.
Por último, misture com uma colher ou garfo, MUUITO DEVAGAR, as claras à mistura do chocolate e das gemas.

Coloque tudo numa forma untada (pode ser até aquela de encaixe, própria para torta) e deixe no forno, a 180°, por 30min.

Quando a massa começar a esfriar, o meio do bolo vai murchar. Não se desespere. De acordo com a Nigella, isso acontece porque não leva farinha e não porque você é um desastre na cozinha! Espere esfriar (ou não) e ataque! Fica simplesmente maravilhoso se servido quente com uma bola de um bom sorvete de creme. Eu garanto.

2 comentários:

Fe Velloso disse...

eeeeeeeeeeeeeeee

sabe que nesta tua página tem mais receita com CHOCOLATE que com qualquer outra coisa?

HUMMM

bjos

Marina Amazonas disse...

Rapaz, eu fico muito chateada com receitas de comida que precisam ir ao forno. Meu fogão é simples. Coisa de pós-estudante solteira: categoria mais barato. Pois é, a menor temperatura disponível é a de 220 graus. Como faço o bolo da Nigella, então?

Me intrigo muito com isso.
xêros, lindona