11 de fevereiro de 2008

Vinaigrette


Da série - como a combinação vinho + remédio pode arruinar um jantar ou transformar alguém em motivo de piada

Neste fim de semana, combinei de cozinhar com amigos queridos. Estrear um fogão, pra ser mais exata. Animada, passei no mercado, comprei vinho, chocolate (minha intenção era fazer uma receita dos cookies da Fernanda), chá de jasmim e uma caixa de chiclete de melancia, minha nova moda gastronômica.

Mas qual não foi minha surpresa ao chegar ao local e tomar um comprimido de Tylenol para dor de cabeça: braços de Morfeu! Depois de uma taça de vinho, escorreguei no pufe, depois pulei pra cama e só acordei quando me chamaram para entrar no carro e zarpar. Nesse meio tempo, lembro-me de ter ouvido as palavras “Créu, créu, creu” (que, felizmente, vinham da casa ao lado) e ter comido um excelente filé com mostarda e arroz, precedido por uma saladinha acompanhada de molho vinaigrette. Ah, teve pudim de leite também.

Felizmente, dormi depois de ter cortado os ingredientes e feito o molho da salada. Assim não me senti tão inútil. A receita do filé, depois a cozinheira oficial da noite passa pra gente.

Nada melhor do que o simples e tradicional molho francês para temperar a vida e a salada:

Sauce Vinaigrette
Azeite extra virgem
Vinagre balsâmico
Sal
Pimenta do reino
Mostarda de Dijon (com as sementinhas, é mais charmoso)

Bata tudo com um garfo até emulsificar.
Nossa saladinha tinha alfaces roxa e americana, tomates (quase maduros) e palmitos (comprados na promoção, uma delícia).