28 de fevereiro de 2009

Shimeji com saquê



Lojinha de comida é tudo. Lojinha de comida na companhia de sua melhor amiga de infância no dia do Ano Novo chinês é algo para ficar para a posteridade. Assim foi na minha última visita a São Paulo. Depois de quase dez anos sem uma oportunidade de estar a sós com uma das minhas melhores companhias da vida, passamos um fim de semana juntas em Sampa (ela trabalhando e eu batendo perna) e acabamos o passeio na comemoração do ano novo Chinês na Liberdade – paraíso das lojas de comida.

Pra variar, minha mala voltou cheia de coisinhas ótemas: shitakes, chá de jasmim, saquê e até gengibre. (na verdade, tive que botar tudo na mala de mão e virei motivo de chacota do carinha do Raio X do aeroporto...). Mas valeu a pena.

Fiquei enrolando pra testar a receita, mas ando inspirada para cozinhar ultimamente e, de fato, a combinação saiu melhor do que eu esperava. Não duvidem: o álcool, neste caso, faz toda a diferença:

Uma bandejinha de shimejis frescos
Um cálice de saquê
Três colheres generosas de manteiga sem sal
Shoyo
Cebolinha
Sal

Comece lavando os cogumelinhos e separando os gomos. Depois dê uma escorrida na água e coloque a manteiga pra derreter. Em seguida, cogumelinhos na panela. Cozinhe por uns oito minutos, acrescente o saquê e deixe mais uns três. Depois shoyo e acertar o sal. Eu não coloquei nenhum, porque esse molho já é bem salgado. No final, acrescente as cebolinhas. Se eu não me engano, também coloquei pimenta do reino moída na hora.

Comemos nossos cogumelitos com pão. No dia seguinte, o resto dos cogus virou a cerejinha do bolo de uma torta de legumes.

2 comentários:

Sylvie Souvestre disse...

Je le lis! Je suis gourmande! Surtout quand il s'agit de champignons! Bisous

Marina Amazonas disse...

Essa linda receitinha tbm cai muito bem com shitaki! Adooooro...Ah, o que sobra (quando acontece), no dia seguinte vira um ótimo complemento para frango. Basta diluir um pouco com o creme de leite, cozinha uma belz massa e pronto: jantar de gala!
xêro grande,
Marina