19 de maio de 2006

Batata para iniciantes

Atendendo a pedidos, a receita que vem hoje é para quem não tem muita intimidade com o fogão. Antes, porém, queria compartilhar com vocês, meu queridos leitores, duas experiências gastronônicas.

A primeira deu-se no Villa Borghese, casa italiana na 201 Sul, em Brasília. O restaurante, que coincidentemente pertence a uma de minhas ídolas, -- a estrela do horário das 13h na programação local da Rede TV, Ana Toscano, que ensina diariamente receitas rápidas e fáceis -- é honesto: preços razoáveis por comida de excelente qualidade.

Pedi um filet paillard (aberto, um pouco batido e bem cozido) com molho de funghi porcini (sou literalmente enlouquedida por cogumelos comestíveis) e tagliatelle na manteiga. Combinação simples e deliciosa. Não estou ganhando nada pela propaganda, mas por amizade a vocês diria que vale a pena. Dei uma espiada no picadinho (mas não experimentei) e também me pareceu bem promissor, especialemte por vir acompanhado de farofa, uma das melhores invenções do mundo. A outra experiência conto depois pois acaba de me bater uma enorme preguiça de escrever.

Vamos ao que interessa: purê de batata com casca e alho crocante. Ortodoxos, não torçam o nariz! Casca de batata é uma delícia e deixa o purê com uma textura diferente. O alho crocante finaliza atribuindo personalidade a uma das coisas mais triviais e simples do mundo. Ah, antes que eu me esqueça: a idéia foi tirada do livro com receitas da Mara Alcamin. O Sabor Universal foi editado pela Senac em Brasília e está à venda por aí. Não costumo seguir tudo ao pé da letra, mas vou passar pra vocês exatamente como estava no livro.

Ingredientes para uma pessoa

200g de batatas cozidas e espremidas (para quem não be, existe um utensílio que ajuda a fazer isso rapidinho: espremedor de batatas)
100ml de creme de leite fresco (não use o normal)
1 pitada de pimenta preta
40g de manteiga sem sal
alho frito e crocante a gosto
sal

Observação sobre o alho: eu cortei uns dentinhos em fatias e coloquei no freezer por alguns minutos. Depois joguei numa frigideira com azeite bem quente e deixei que ficassem coradas. Não exagerem no tempo se não ele fica meio preto e amargo.

Juntem tudo e pronto. Pode ser que seja necessário esquentar antes de servir. Segundo a Mara Alcamim, o ponto ideal é "firme". Se ela tá dizendo...

Um comentário:

Felipe disse...

Essa tá devidamente anotada. Em um mês, espero estar fazendo isso na minha futura casa.

Beijinhos