13 de maio de 2006

Risoto de manjericão e limão



A receita dá pra seis pessoas. E antes que alguém me ache uma mestre na cozinha, essa receita não é minha. Foi publicada na Revista Época e eu peguei com uma simples consulta no Google: "risoto de limão". Apesar da casualidade, ela é um sucesso. Foi publicada neste humilde blog para atender a inúmeros pedidos (!!). Fiz umas três vezes. Nas duas primeiras ficou excelente. Na última, eu coloquei limão demais e ficou meio esquisito. Por isso, a dica: provem à medida que forem colocando o limão e parem quando julgarem necessário. O sabor é bem diferente. Prometo que na próxima receita tentarei evitar o limão.

A propósito: andei comendo um delicioso creme de cebola. Alguém tem uma boa receita disso?

Bom apetite!

Ingredientes

1 l de caldo de legumes, de preferência feito em casa (alguém alguma vez já fez caldo de legumes em casa?? Gente, põe 1 tablete de caldo knorr num litro d’água mesmo que fica ótimo!)
125g de manteiga sem sal
1 cebola roxa, sem pele, picada
1 cabeça de alho picada
400 gramas de arroz arbório (aquele próprio para risoto. Compro a marca nacional Blueville. É ótima e sensivelmente mais barata que as italianas)
150ml de vinho branco seco (não pense em dispensar este ingrediente)
6 c. sopa de manjericão picado
suco e raspa da casca de 4 limões
100g de parmesão ralado (por favor, raspem o parmesão na hora. Esse negócio de comprar aqueles saquinhos de queijo já ralado vai contra os princípios da boa mesa)
5 c. sopa de mascarpone (esse queijo custa uma fortuna e é difícil de achar, pelo menos em Brasília. Se não tiver, vai sem mesmo)
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Mantenha o caldo de legumes quente, quase fervendo Esquente o caldo de legumes e reserve. Em outra panela, refogue a cebola e o alho com metade da manteiga. Coloque o arroz e refogue por dois ou três minutos. Acrescente o vinho e deixe ferver, para reduzir bem. Vá despejando uma concha por vez de caldo de legumes, mexendo sempre para o arroz não grudar. Deixe sempre o arroz absorver o caldo antes de acrescentar mais. Cerca de 17 a 20 minutos (na verdade acho que demora bem mais...) depois, o arroz estará al dente, no ponto. Ponha na panela o manjericão, o suco e as raspas de limão, metade do parmesão e o mascarpone. Desligue o fogo e mexa, obtendo uma textura cremosa. Após montar os pratos, decore com manjericão e o restante do parmesão. Se não colocarem o mascarpone, vai ficar bom do mesmo jeito.

5 comentários:

Felipe disse...

Oba, vou estrear meu fogão com isso aí, hein? Parece bom!!! :o))

Beijocas

Fe Velloso disse...

fiquei curiosa de ver e saber o sabor do mascarpone ;P

bjo

Anônimo disse...

É.. O limão, ao contrário do açúcar, às vezes passa do ponto.. Mas mesmo assim estava divino!..

Agora o momento cultural: o mascarpone não é tecnicamente um queijo, mas sim um creme. De fato, é conhecido mundialmente como italian cream cheese, e é a base do famoso tira-miss-u.

=D

Beijo!

Anônimo disse...

CREME DE CEBOLA

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS:

4 cebolas grandes cortadas em rodelas (mais ou menos 1 kg)
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 xícaras (chá) de caldo de carne
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
8 fatias de pão francês de 1 cm de espessura, tostadas
8 fatias de queijo tipo suíço

PREPARO:

- Frite as cebolas na manteiga em uma panela sobre fogo médio.
- Mexa sem parar por 20 a 30 minutos até que dourem.
- Junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto.
- Acrescente o caldo de carne, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça ao ponto de fervura. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente em panela parcialmente tampada por meia hora.

Aqueça o forno:

- Coloque a sopa em 4 cumbucas refratárias e deposite-as em uma assadeira.
- Coloque 2 fatias de pão em cada uma delas e cubra com 2 fatias de queijo.
- Leve ao forno quente e asse até o queijo derreter.

- Sirva imediatamente, colocando as cumbucas sobre pratinhos individuais.

Parabéns pelo Blog.

Grande abraço
Hamilton Urbini - São Paulo

Anônimo disse...

Já fiz essa receita algumas vezes e sempre é um sucesso!! Gostaria apenas de dar uma dica: realmente o mascarpone é muito caro e, às vezes, difícil de encontrar. Por isso, se quiser, substitua por cream cheese. Para mim, o sabor fica bem melhor,sem contar que barateia muito!
Um abraço,
Paula